HISTÓRICO: Em 2024, FO-UFPA forma 6 Cirurgiões-dentistas Indígenas
Em 2024, a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) celebrou um marco histórico: a formatura de seis discentes indígenas. Essa conquista é resultado direto de um compromisso institucional com a inclusão e a valorização da diversidade, refletido em ações afirmativas que vão além do ingresso, assegurando também a permanência e o sucesso acadêmico,
Reconhecida por seu pluralismo e respeito à diversidade étnica e cultural, a UFPA, por meio da Faculdade de Odontologia do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), desenvolveu o projeto “Inclusão de indígenas no ensino superior: a experiência da odontologia na Amazônia”. Criada em 2021, essa iniciativa emergiu da constatação de um alto índice de evasão entre estudantes indígenas, apesar do curso de Odontologia ter a maior procura e possuir o maior número de indígenas de várias etnias segundo relatório da PROEG.
O projeto, que conquistou o Prêmio Léo Krigger no Seminário Ensinando e Aprendendo da Associação Brasileira de Ensino Odontológico em 2023, contribuiu para esse cenário. Entre suas estratégias estão a criação de um banco de instrumentais, que fornece materiais essenciais para evitar a desistência por motivos financeiros, e a tutoria individualizada, que respeita a realidade cultural e linguística dos estudantes.
A formatura desses seis novos cirurgiões dentistas representa mais que uma vitória pessoal e familiar — é um símbolo de resistência, pertencimento e transformação. Profissionais formados dentro da Amazônia, preparados para atuar com sensibilidade cultural, fortalecem o sistema de saúde e promovem justiça social. Essa conquista inspira a continuidade de políticas públicas e projetos que garantam não só o acesso, mas a permanência e a formação qualificada de povos historicamente marginalizados.
Redes Sociais