Semana Pedagógica da FO-UFPA destaca desafios da docência no contexto da neurodiversidade
Durante a Semana Pedagógica da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará (FO-UFPA), realizada nos dias 18, 19 e 27 de novembro de 2024, um dos momentos de maior relevância foi a palestra que ocorreu no dia 19, sobre os desafios da docência frente à neurodiversidade no ensino superior. O encontro, conduzido pela Dra. Rosilene Prado, trouxe à tona discussões essenciais sobre a inclusão e a promoção de uma educação mais equitativa.
Foto: Dra. Rosilene Prado ministrando a palestra
Com foco no uso de estratégias pedagógicas inovadoras e no papel das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), a palestra explorou como ferramentas e metodologias podem mediar e potencializar o processo de aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
A inclusão de pessoas neurodivergentes no ensino superior é uma realidade que exige dos professores um olhar atento e estratégias diferenciadas para atender às necessidades desses estudantes. A Dra. Rosilene enfatizou a importância de práticas pedagógicas que considerem a singularidade de cada aluno, promovendo um ambiente de aprendizado acessível e acolhedor.
Foto: Docentes da FO-UFPA com a Dra. Rosilene Prado ao final da palestra
Contudo, a Semana Pedagógica da FO-UFPA demonstra o compromisso da instituição com a formação de professores mais preparados para atender às demandas de uma sociedade plural e inclusiva, contribuindo para a construção de uma educação transformadora e equitativa.
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